Nascida de uma nobreza aragonesa, o espírito voluntarioso de Lucita e a natureza independente a colocaram em conflito com a família e indiretamente a conduziram ao Abraço forçado dela pelo seu "senhor", Ambrosio Luis Monçada (Arcebispo de Madrid). A transformação dela para uma morta-viva não fez domesticar em nada sua coragem. Lucita se separou da companhia eventual do clan - depois da criação do Sabá pelos Lasombra. Enquanto ela servia a Camarilla como uma arconte, no passado e ainda preferia a seita rival, apesar de preferir operar como um agente independente. Como uma Lasombra Antitribu, ela abriga uma hostilidade ardente pelo clã passado dela, enquanto vê neles uma arrogância insofrível que não tem nenhuma verdadeira nobreza para sustentar isto.
Durante os anos, a associação de Lucita com Anatole, o profeta Malkaviano, a levou em muitos lugares do mundo. As habilidades marciais dela, afiadas durante os séculos, lhe fizeram um guerreira consumada, enquanto o treinamento diplomático dela lhe permite funcionar como espião ideal e provocante agente. Embora ela se considere como a protetora e guardião de Anatole, ela desenvolveu o próprio interesse dela em história aparentemente, enquanto fazendo um estudante no próprio jeito dela. Junto com Anatole (O Malkavian Profeta) e Beckett (O Gangrel Nodista), Lucita é considerada uma das autoridades sobre as noites finais e os sinais do despertar dos antigos.
Lucita viaja com Anatole e Beckett pela América onde ela continua agindo como a âncora para os dois companheiros místicos. A própria reputação dela como uma guerreira (embora uma independente) em nome da Camarilla cresce assombrosamente. A habilidade dela para se adaptar aos tempos variáveis lhe dá uma vantagem extrema sobre outros da mesma idade e geração, emprestando a perspicácia dela no mundo moderno e aumentando a habilidade dela para proteger os seus aliados.
Imagem: Alta e esbelta, com a pele verde-oliva e cabelo negros, Lucita exemplifica o aparecimento clássico de antiga nobreza espanhola. Ela atualizou a guarda-roupa, embora ela ainda prefira roupas elegantes em cores escuras e frequentemente use saias em vez de trajes mais casuais.
Refugio: Em qualquer lugar isso apresenta um abrigo seguro para ela e seus companheiros de viagem.
Influência: Lucita exerce forte influência entre a Família que a acolheu, a mesma fornecia conhecimento e a instruía com a suas novas ''habilidades''. A reputação dela como guerreira e a vontade dela para defender o Camarilla contra o Sabá fez muitos aliados para ela - como também um número igual de inimigos. Estudantes de história da Familia também olham para ela como uma conselheira (e para interpretações das expressões vocais frequentemente incompreensíveis de Anatole).
Intepretação: Você mudou sua aparecia externa para se misturar no mundo moderno, mas você lamenta o curso que a verdadeira nobreza secretamente tomou entre a sociedade mortal. O que passa por aristocracia - celebridades, estrelas da mídia e jovens empresários ricos - empalidece a verdadeira elegância do sangue nobre. Ainda, a excitação e vigor das impressões mundiais modernas que você odiaria ver destruídos pelo começo de Gehenna. Seu compromisso para Anatole e Beckett permanece forte porque é voluntário, embora você preocupa-se mais até mesmo com Anatole sobre a diablerie dele em Octavio. Você tenta o guiar para longe de outras tais tentações. Porém, você acredita firmemente em Anatole e que Beckett segura à chave para a aparente sobrevivência nas noites próximas.